1. Home/
  2. Alugar um carro - Guia completo para iniciantes 6
5 min. de leitura

Alugar um carro - Guia completo para iniciantes 6

Cover Image for Alugar um carro - Guia completo para iniciantes 6

Partilhe com os seus amigos

A viagem já está marcada, e já está em contagem decrescente para a data da partida. Já sabe como se irá deslocar? Alugar um carro pode ser uma excelente forma de explorar novos lugares e mover-se com liberdade e flexibilidade, seja para negócios ou lazer.

No entanto, alugar um carro pode ser uma tarefa desafiante, especialmente para quem não está familiarizado com o processo. Neste guia completo para iniciantes, apresentamos os aspetos mais importantes a ter em conta antes de alugar um carro em Portugal para ter uma viagem perfeita e livre de complicações.

Leia mais para descobrir tudo o que precisa saber antes de alugar um carro.

Alugar um carro ou ir de transportes públicos?

O aluguer de viaturas é uma das opções mais populares entre turistas e viajantes em negócios. Esta é uma excelente forma de explorar o país de Camões e pode ser muito mais económica do que utilizar um táxi ou transportes públicos.

Drivalia

Escolher o tipo de carro para alugar

Já percebeu que alugar um carro é o ideal para si, mas com tanta oferta como escolher a viatura ideal para alugar?

Antes de alugar um carro, é importante considerar:

  • Qual a finalidade da sua viagem;
  • O número de pessoas a transportar;
  • Quantidade de bagagem;
  • Necessidade de espaço extra (transporte de pranchas, cadeiras auto, etc).

Caso a esteja numa viagem de negócios, recomendamos que alugue um carro mais elegante e confortável. Se, por outro lado, estiver a viajar em família, a viatura perfeita a alugar poderá ser um monovolume com 7 lugares, pois poderá viajar com as crianças com conforto e espaço para a cadeira auto e levar toda bagagem extra que precisa.

Drivalia

Se viajar em negócios alugue um carro elegante e confortável

Se o objetivo da sua viagem for explorar Portugal enquanto viaja em grupo, opte por escolher um Minibus de 9 lugares, mas se quer percorrer o país em busca das melhores ondas, alugar uma Pickup será a escolha perfeita para levar a prancha, o caiaque ou equipamento de mergulho, por exemplo.

Poupe e Reserve com antecedência

Reservar um carro com antecedência tem várias vantagens. Primeiro, pode obter preços mais baixos e uma maior disponibilidade de carros. Além disso, é uma forma de garantir que terá o tipo de carro que precisa para a sua viagem.

Dica: Se viajar de avião e estiver a planear alugar um carro à chegada, considere alugar num local conveniente para si, mas fora do aeroporto, para evitar os preços mais elevados e a menor disponibilidade de viaturas. Por exemplo, considere escolher a Drivalia, que lhe oferece shuttle gratuito até à estação mais próxima, que fica a 5 minutos do aeroporto, com uma tarifa inferior.

Leia sempre as condições do contrato de aluguer

Antes de assinar o contrato de aluguer do carro, é importante ler todas as condições com cuidado. Deve verificar:

  • Se a cobertura de danos está incluída;
  • Que não existe restrição de quilometragem;
  • A obrigatoriedade de entregar a viatura com o depósito de combustível cheio;
  • Se pode entregar a viatura num local diferente da estação de levantamento, e se existem custos adicionais;
  • Se pode atravessar a fronteira e em que países está autorizado a fazê-lo;
  • Se o serviço que contratou inclui Via Verde.

Garanta que cumpre todos os critérios de elegibilidade. A maioria das empresas define uma idade mínima para alugar (em média entre os 21 e os 25 anos), que pode variar consoante o tipo de viatura que escolher e obriga a que os condutores do veículo tenham uma carta de condução válida emitida há mais de 1 ou 3 anos.

Verifique sempre o estado do carro antes de o alugar

Drivalia

Já tem a sua reserva, e a sua viagem está prestes a iniciar, porém, antes de partir é muito importante que verifique o estado geral da viatura. Verifique:

  • A pressão dos pneus;
  • O nível de combustível;
  • Os faróis;
  • Se tem colete refletor e triângulo;
  • O estado geral do carro (fora, dentro, por cima e por baixo).

Se notar algum problema, informe de imediato o seu agente de aluguer e identifique todos os problemas. Peça uma cópia do documento onde os danos foram identificados e assim garante que no momento de entrega só é responsável por estragos ocorridos durante a sua utilização.

Dica: Antes de iniciar a condução garanta que sabe qual o tipo de combustível da viatura que escolheu e que sabe como o abastecer. Garanta também que tem os contactos da empresa de aluguer de viaturas sempre à mão caso necessite de apoio ou para esclarecimento de dúvidas.

Está tudo pronto para partir!

Com o planeamento adequado, alugar um carro pode ser uma experiência gratificante e inesquecível para qualquer viajante. Garanta as melhores tarifas ao reservar com antecedência, que está ciente de todas as políticas de aluguer e cancelamento antes de efetuar a reserva.

Alugar um carro pode ser uma excelente forma de desfrutar da viagem por Portugal com mais autonomia e flexibilidade. Para evitar surpresas desagradáveis é importante avaliar as necessidades da sua viagem para garantir a viatura perfeita e escolher uma empresa confiável e de qualidade como a Drivalia.

CTA - Reserve já a viatura perfeita para a sua próxima viagem!

Junte-se à nossa Newsletter

Seja sempre o primeiro a ficar a par de todas as novidades e promoções!

Ao subscrever a nossa Newsletter está a concordar receber periodicamente no seu email comunicações de marketing direto e divulgação de produtos/serviços da Drivalia.

Serviços Centrais

Siga-nos

discovercarsreclamacoes

Serviço Corporate:

comercial@drivalia.com

Afiliações:

discovercarsdiscovercars
discovercars
Política de Privacidade© 2024,

Drivalia