Para visitar Portugal, compensa mais usar transportes públicos ou alugar um carro?
Partilhe com os seus amigos
Enquanto os transportes públicos parecem ser a opção mais económica e sustentável, o aluguer de um carro para visitar Portugal proporciona liberdade, flexibilidade e conforto, vantagens que são difíceis de igualar.
Está a planear uma viagem turística para visitar Portugal e quer saber qual é a melhor forma de se deslocar entre cidades, lugares ou pontos turísticos?
Para descobrir qual das duas opções é a que compensa mais, leia este artigo, onde apresentamos as vantagens e desvantagens dos transportes públicos e do aluguer de carro, para decidir o que é melhor para a sua estadia em Portugal.
Usar os transportes públicos para visitar Portugal
Está a organizar uma visita a Portugal como turista, então é conveniente pensar nas opções de transporte à sua disposição de acordo com o local a visitar e as atividades que pretende realizar.
Regra geral, nos grandes centros urbanos como por exemplo Lisboa, Porto, Setúbal e Braga há uma boa oferta de transportes públicos para visitar os lugares mais turísticos e de maior movimento.
Porém, a oferta torna-se limitada quando a ideia é aproveitar para conhecer os arredores das cidades ou as regiões do interior do país, zonas mais rurais.
Isto porque a rede de transportes nestes lugares é menos abrangente e, nesse caso, os transportes públicos podem ser um transtorno ao visitar Portugal.
Vantagens
- Fugir ao trânsito: nas grandes cidades o metro e o comboio são boas opções para se deslocar sem preocupações com o trânsito lento. Por norma, têm estações perto de pontos turísticos.
- Económico: os passes oferecem viagens ilimitadas em certas áreas por um preço fixo, permitindo economizar nas deslocações (ideal para viagens longas e dentro de grandes centros urbanos).
Desvantagens
- Gasto de tempo: os horários dos transportes condicionam a organização dos dias e dos seus passeios, mas também tem de contar com as fortes probabilidades de existirem atrasos (uma das principais queixas de quem usufrui destes serviços). O que acaba por resultar em perdas de tempo desnecessárias.
- Horários fixos: a dependência de horários específicos torna a viagem menos flexível para alterações de planos de última hora ou para a permanência mais demorada em certos lugares.
- Acessibilidade limitada: há zonas do país que os transportes públicos comuns não cobrem (autocarro, metro e comboio). Nesses casos, a única forma de chegar ao seu destino é utilizando um táxi ou TVDE (transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado). No entanto, essa solução por norma é dispendiosa.
- Desconforto: em períodos de pico, como nas horas de ponta, os transportes públicos podem estar cheios, tornando as viagens desconfortáveis sobretudo quando são longas ou se transporta bagagem ou compras. Além disso, a falta de assentos disponíveis pode ser um problema para grupos maiores ou famílias com crianças pequenas.
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes refere que em 2023 chegaram quase aos 30 mil o número de queixas sobre os transportes públicos.
Alugar um carro para visitar Portugal
É cada vez mais comum colocar o aluguer de um carro no planeamento das férias ou de passeios turísticos, a par da reserva de voos, do alojamento e da compra antecipada de bilhetes para atrações mais populares.
E para visitar Portugal, ponderar entre alugar um carro ou utilizar os transportes públicos é essencial para tirar o máximo proveito da viagem.
Vantagens
- Liberdade: alugar um carro em Portugal permite-lhe visitar destinos fora dos roteiros turísticos convencionais e parar quando e onde quiser.
- Flexibilidade: os horários limitados dos transportes públicos deixam de ser uma preocupação. Pode planear o seu dia conforme lhe convier, maximizando o tempo disponível para conhecer a região.
- Conforto: as viagens longas são mais confortáveis, sem paragens desnecessárias e os constrangimentos de carregar as bagagens de um lado para o outro. Além de oferecer mais privacidade.
- Acessibilidade: aquilo que é para os transportes públicos uma desvantagem, é uma vantagem para quem escolhe alugar um carro, ter acesso a locais como praias isoladas ou aldeias remotas torna-se fácil.
- Eficiência: um carro alugado permite deslocações diretas entre os destinos, sem a necessidade de fazer transbordo. Ou seja, menos tempo gasto em deslocações, mais tempo para desfrutar das suas férias em Portugal.
Desvantagem
É verdade que, em termos de custos monetários, o aluguer de um carro em comparação com os transportes públicos pode ser menos económico.
Contudo, se considerar todas as vantagens que oferece pode compensar. Tudo depende do tipo de viagem que pretende fazer e do valor que o tempo e o conforto têm para si.
Além disso, se estiver a viajar em grupo ou em família, o preço do aluguer de um carro pode tornar-se competitivo quando dividido por várias pessoas, acabando por ser também uma opção económica.
Quando alugar um carro é a melhor opção para visitar Portugal
Ao considerar os benefícios do aluguer de um carro para as suas férias em Portugal, fica claro que esta opção proporciona uma experiência de viagem mais confortável, flexível e eficiente.
Embora os transportes públicos possam ser uma alternativa económica, torna-se uma solução limitada quando envolve:
- Visitar zonas fora dos centros urbanos;
- Conhecer mais do que uma região do país;
- Explorar lugares de difícil acesso (praias ou aldeias remotas);
- Viajar em grupo, com a família e crianças.
Lugares que compensa visitar de carro em Portugal
Algarve
Conhecido pelas suas praias e falésias deslumbrantes, resorts de luxo e campos de golf, o Algarve é uma região onde ter um carro facilita a visita às suas praias mais escondidas, para fugir às zonas mais movimentadas e turísticas.
Além disso, é uma excelente forma de ter autonomia para desfrutar das noites animadas no verão ou partir para a exploração de parques naturais, como a Costa Vicentina.
Douro Vinhateiro
Para visitar o norte de Portugal, sobretudo a região do Douro, famosa pelos seus vinhedos e paisagens impressionantes, o ideal é que possa fazê-lo sem pressas para apreciar cada momento.
Conduzir ao longo do rio Douro permite parar em pequenas quintas para degustações de vinho e apreciar as vistas deslumbrantes dos socalcos.
Serra da Estrela
A maior cadeia montanhosa de Portugal continental oferece cenários incríveis e vilas encantadoras.
Vale mesmo a pena alugar um veículo e aventurar-se à descoberta das aldeias e vilas da serra. De Videmonte, Folgosinho e Belmonte, até Unhais da Serra, Gouveia, Manteigas, Seia e Celorico da Beira, encontrará verdadeiras pérolas da montanha.
Alentejo
Esta vasta região é conhecida pelas suas imensas planícies, cidades históricas e praias tranquilas. E as estradas quase sem curvas encurtam as distâncias entre aldeias, permitindo conhecer mais lugares únicos em menos tempo.
Por exemplo, se estiver em Portalegre, ao alugar um carro, facilmente pode conhecer num dia: Marvão (a vila dentro do castelo) e Portagem com a sua piscina natural das águas do rio Sever, também Alter do Chão, Fronteira e Castelo de Vide, lindas e históricas vilas alentejanas.
Quem diz Portalegre, diz Évora, Monsaraz ou Odemira, municípios que têm tanto nos seus arredores para oferecer.
Zona Centro (Beiras e Aldeias de Xisto)
A zona centro de Portugal, com as suas aldeias recatadas, encantadoras paisagens, praias fluviais escondidas entre vales e montanhas, é uma região deslumbrante, mas com uma oferta pobre quanto a transportes.
Se está de visita a Portugal para conhecer as Aldeias de Xisto, a melhor forma, para não dizermos a única, para conseguir chegar ao seu destino é de carro. Só assim conseguirá explorar paisagens naturais únicas, como as Serras do Açor e da Lousã.
Em suma, se deseja umas férias tranquilas em Portugal, sem restrições de horários e de lugares a explorar, o aluguer de um carro é a escolha certa.
Onde alugar um carro para visitar Portugal
Se decidiu alugar um carro para a sua visita a Portugal, a Drivalia tem várias estações de rent a car de norte a sul do país, nos grandes centros urbanos e em regiões do interior.
E estamos também noutros pontos estratégicos como nas imediações dos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, com shuttle gratuito se tiver voo marcado.
A Drivalia tem mais de 30 estações de rent a car de norte a sul do país
Na Drivalia encontrará mobilidade automóvel de 1 dia, 1 mês, 1 ano, ou mais. E todas as opções temporais intermédias.
Do aluguer ao renting passando por subscrições, a Drivalia proporciona uma oferta à medida das suas necessidades: utilização de automóvel por períodos de curta, média e longa duração.
- Aluguer de curta duração - até 1 mês: ideal para turistas que planeiam uma estadia breve, mas querem garantir flexibilidade e conveniência durante esse período.
- Aluguer de média duração - mensal: é recomendado para turistas, ou outros cidadãos, que desejam estar em Portugal mais do que um mês e procuram ter mobilidade contínua e independência.
- Aluguer de Longa Duração - igual ou superior a 12 meses: esta solução é perfeita caso a permanência em Portugal seja prolongada. Com este tipo de alugar garante valores mais convidativos face às outras opções e assegura flexibilidade em termos de transporte diário.
Além das soluções que temos para si, pode escolher entre uma gama diversificada de categorias de automóveis, como por exemplo:
- Compactos e económicos: para viagens curtas e poupar no aluguer;
- Gama superior ou carros de luxos: garantem maior conforto para todos os passageiros, ideal para viagens longas pelo país;
- Monovolumes e carrinhas de 9 lugares: para viagens de grupo ou em família, oferecem espaço e comodidade para passageiros e bagagens.
A reserva é feita online, sem complicações. Pode contar com a nossa experiência e disponibilidade para garantir conforto, mobilidade e segurança durante a sua estadia em Portugal.