Drivalia: ajudar a deficiência visual através do desporto

Partilhe com os seus amigos
Uma incapacidade penosa que atinge o ser humano impedindo, por exemplo, a condução de automóveis é a baixa visão ou a falta da mesma. Mas a tecnologia, num futuro não muito distante, proporcionará às pessoas cegas e com privações relacionadas que utilizem carros por si próprias. A visão Drivalia sobre a mobilidade poderá certamente contribuir para esse futuro.
Para além dos desenvolvimentos estimulantes que o amanhã trará ou já traz com os veículos autónomos, a empresa abraçou a causa da cegueira, mais concretamente através de evento de goalball, um emocionante desporto coletivo desenvolvido especificamente para atletas com deficiência visual.

Foi criado em 1946 para ajudar a reabilitar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que tinham perdido a vista. O desporto é praticado por duas equipas de três jogadores, geralmente num campo coberto. O objetivo é fazer rolar uma bola com guizos embutidos, passando pelos jogadores adversários e entrando na baliza.
Existem várias competições de goalball, incluindo a Liga dos Campeões Europeus e os Jogos Paralímpicos. No fim de semana de 5 a 7 de setembro, realizou-se nos arredores de Lisboa o torneio Goalball Grand Prix Odivelas 2025.

Inserido na sua política de Responsabilidade Social Corporativa e ESG, e com a presença da marca Drivalia, a empresa apoiou o evento que reuniu clubes de vários países europeus numa competição organizada pelo CAC Clube Atlético e Cultural sob a égide da EGCA European Goalball Club Association.
A entrada foi livre, com transmissão em direto no YouTube, e depois de jogos muito disputados, a campeã foi a equipa finlandesa Old Power (6-5 à equipa portuguesa CAC).
Foi um sucesso este Goalball Grand Prix!



