O que visitar em Aveiro? Roteiro prático para conhecer a Veneza portuguesa de carro

Partilhe com os seus amigos
Hoje trazemos-lhe uma viagem pela fantástica e colorida Veneza portuguesa, como é conhecida a cidade de Aveiro. Os canais que seguem paralelos às ruas, os coloridos moliceiros, as casas das riscas à beira-mar, são apenas aperitivos para querer conhecer este lugar!
Situada no centro de Portugal, esteja em que ponto do país estiver, torna-se fácil visitar Aveiro de carro e descobrir a beleza deste lugar.
Siga-nos neste roteiro e descubra o que tem de especial esta cidade!
Qual é a melhor época para visitar Aveiro?
Os meses quentes são os mais apetecíveis, mas se juntarmos as temperaturas amenas da primavera e do outono, temos entre março e outubro para conhecer Aveiro.

No entanto, não se iniba de visitar esta maravilhosa cidade no inverno para apreciar as belas iluminações de Natal, as festas em Honra de São Gonçalinho de Aveiro ou deliciar-se com comidas calorosas.
Como chegar a Aveiro?
Situada na região centro de Portugal, Aveiro fica a cerca de 61 km de Coimbra, 76 km do Porto e a 253 km de Lisboa. Veja como é fácil chegar:
- Transportes: as ligações de Lisboa, Coimbra e do Porto fazem-se de comboio ou de autocarro (caso chegue de outro ponto do país será necessário combinar meios de transporte).
- Carro: seja a partida de Lisboa, Coimbra ou Porto, a autoestrada A1 é a via direta até Aveiro.
E como passear em Aveiro?
O centro urbano até é fácil de percorrer a pé, mas para desfrutar das praias e dos tesouros guardados nos arredores da cidade é mais prático se tiver um carro.
DICA: Se chegou de transportes, alugue um automóvel em Aveiro e garanta total liberdade para explorar a cidade e os seus arredores.
O que comer em Aveiro?
Como terra de mar que é, os melhores restaurantes em Aveiro servem peixe fresco e marisco delicioso.
Mas não deixe de provar as especialidades:
- Caldeirada de Enguias e petinga;
- Enguias de escabeche;
- Raia em molho pitau.
Se preferir carne, prove:
- Chanfana de borrego ou de cabrito;
- Rojões;
- Carneiro à lampantana (tradicional assado na caçoila de barro preto).
E para sobremesa, experimente os típicos ovos moles ou a Tripa de Aveiro, uma massa fina e saborosa que pode ter recheio de chocolate, ovos moles, compotas ou outras variantes.

Confeitaria Peixinho e pelos seus deliciosos ovos moles - aberta desde 1856, é uma das paragens obrigatórias
Quais os melhores sítios para visitar em Aveiro e arredores?
Antes de começar a tomar notas, lembramos que visitar Aveiro de carro é mais prático, porque alguns dos lugares sugeridos neste roteiro ficam nos arredores do centro da cidade.
1. Centro Histórico de Aveiro
Comece por explorar a história desta bela cidade. Ao percorrer as suas ruas descubra a Capela de São Gonçalinho, santo padroeiro, e o monumental Convento de Jesus da Ordem Dominicana Feminina que alberga o Museu de Santa Joana com arte sacra.

Capela de São Gonçalinho, o santo padroeiro honrado todos anos nas festas da região
A partir do Museu de Arte Nova, explore a rota de Art Nouveau, o estilo burguês da “belle époque” que decora as ruas com fachadas vistosas e ornamentadas com azulejos florais.

Edifícios estilo Belle Époque - Art Nouveau que pode apreciar pelas ruas da cidade de Aveiro
2. Ponte dos Laços
As pontes em Aveiro são encantadoras, mas a Ponte dos Laços é um cenário fotográfico imperdível. Tudo começou em 2004, quando dois estudantes universitários colocaram os primeiros laços coloridos para simbolizar a união e a amizade.

A ponte dos Laços atravessa o Canal do Cojo, na Ria de Aveiro
No final do canal pode apreciar a beleza arquitetónica do Centro de Congressos de Aveiro. Instalado na antiga fábrica de cerâmica - Jerónimo Pereira Campos, este edifício de tijolo de barro vermelho complementa a paisagem urbana da cidade.
3. Cais dos Mercantéis ou Moliceiros
O cais é um local cultural onde música, arte e gastronomia se reúnem. Sem dúvida que é uma paragem obrigatória para sentir a essência deste lugar, perceber porque lhe chamam Veneza e para tirar fotos incríveis!

Os coloridos barcos moliceiros aguardam nas margens do canal para levar os visitantes a passear
4. Salinas de Aveiro
Inseridas na vasta paisagem costeira da região, as salinas oferecem-lhe uma magnífica vista em tons pastéis e espelhos d'água reluzentes. Pode fazer uma visita guiada e descobrir os métodos tradicionais de produção do famoso sal marinho de Aveiro.

Reserve este destino para o final da tarde e delicie-se com um magnífico pôr-do-sol
5. Farol de Aveiro
Rumo à Gafanha da Nazaré, a terra do bacalhau e de um extenso areal. Aqui encontra o Farol da Barra, um marco histórico de Aveiro que conta o passado marítimo da região.
Desta magnífica obra, com uma vista de 360 graus, pode apreciar a imensidão do oceano Atlântico e as ruas pitorescas da Gafanha.

Dê um passeio pelo areal dourado da praia da Barra e desfrute da brisa refrescante do mar
6. Praia da Costa Nova
E uma visita a Aveiro não fica completa sem conhecer as famosas casas às riscas! Mesmo que tenha apenas um dia reservado para esta viagem, conduza até à Gafanha da Encarnação para ver e sentir este ambiente colorido com sabor a mar!

Algumas casinhas das riscas são alojamentos, outras são cafés ou restaurantes
Ainda ficou com mais vontade de visitar Aveiro?
Lembre-se, viajar de carro até Aveiro é sempre mais confortável e libertador, pode alargar as suas rotas e aproveitar para conhecer a costa norte e quem sabe dar um saltinho à cidade do Porto, por exemplo.
Por isso, esteja em Aveiro ou noutro ponto do país, pode contar com serviço de aluguer de carros da Drivalia para providenciar o automóvel mais adequado às suas viagens!